Calendário de debates Frente a frente em directo na Dom Fuas FM e zonaTv, 21:00h

 

PSD - CDU CDS - PS CDU - PS  PSD - CDS  CDS - CDU  PS - PSD Final /  todos
14/9 16/9 18/9  21/9  23/9 25/9  2/10
05
Fev 09

 

O fenómeno da blogosfera, a forma como veio mudar a comunicação, a ferramenta, as potencialidades, o futuro…
 

Estes são alguns temas que irão ser discutidos no 1.º Encontro da Blogosfera Portomosense, no dia 21 de Fevereiro.
Porto de Mós tem sido um palco fértil para a blogosfera e há algum tempo vários intervenientes começaram a pensar numa "reunião de família" para discutir o fenómeno.


O desafio foi lançado à ZonaTv, que o aceitou desde a primeira hora, para fazer este primeiro encontro chegar mais longe. Além da discussão presencial, o encontro vai ser transmitido, em tempo real, na Internet, permitindo que os bloguers, do concelho ou de qualquer ponto do mundo, possam participar na discussão.
Todas as novidades do 1.º Encontro da Blogosfera Portomosense poderão ser acompanhadas neste espaço «Blogosfera Portomosense». Também a transmissão em directo da iniciativa irá ser transmitida a partir deste endereço.
O encontro é aberto a todos quantos queiram comparecer , as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: portomosfera@sapo.pt.
O 1.º Encontro da Blogosfera Portomosense é uma inciativa com o apoio da ZonaTv, Cosmos.Lab Produções  e Restaurante Canto da Saudade.

 

Acompanhe os desenvolvimentos por aqui, portomosfera.blogs.sapo.pt.


9 comentários:
Enquanto dirigente da (CINCUP) cooperativa de informação, não podia de forma alguma ficar indiferente a estes novos meios de comunicar, que nos coloca a todos tão perto e ao mesmo tempo, tão longe.
Coloca-nos demasiadas vezes de costas , sem oportunidade de nos olharmos olhos nos olhos e de poder no fundo comunicar devidamente.
É isto que nos desafia e motiva para o encontro do dia 21.

Este espaço de encontro e reflexão será certamente uma das formas de nos valorizar-mos, aprender com os outros, potenciar e descobrir o nosso concelho, aproveitando a dinâmica da blogosfera.
Sem Procurar excluir, denegrir ou ofender, queremos criar, valorizar e juntar sinergias, aproveitando as capacidades individuais em torno de um projecto de todos que se chama Porto de Mós.

Eduardo Amaral a 5 de Fevereiro de 2009 às 20:11

Desde já, gostaria de felicitar os mentores desta iniciativa. É com ideias como esta que o concelho avança no sentido do desenvolvimento. É certo que existem problemas, todavia, não devemos ser 'Velhos do Restelo' ao ponto de atacar de forma insistente o executivo camarário. Sim, porque muito do que tenho lido sobre Porto de Mós são ataques serrados ao Dr. João Salgueiro.

Desde já, esclareço que não tenho qualquer relação de proximidade com a Câmara Municipal de Porto de Mós. Sou apenas um jovem estudante universitário, portomosense de gema, o qual reconhece as virtudes da terra que o viu nascer. Para os críticos, nunca nada está bem. Meus caros, Porto de Mós têm carências como qualquer outro concelho. O desenvolvimento é isso mesmo, um caminho que se tem de percorrer for forma a serem alcançadas novas metas.

Quanto à ideia de reunir a blogosfera portomosense, parece-me óptima. Alguns dos blogues, confesso, não conheço. Esta será com toda a certeza uma boa oportunidade para partilhar experiencia adquirida e conhecimentos. Uma oportunidade de nos debatermos sobre os novos moldes do jornalismo. Afinal, nos tempos que correm, a blogosfera é uma ferramenta de excelência para a publicação de notícias, reunindo num mesmo endereço vários formatos (vídeo, áudio e texto).

Bem-haja a todos.
Jorge Bastos a 15 de Fevereiro de 2009 às 16:47

"O advento da blogosfera conjuga-se no presente do indicativo, e Porto de Mós não foge a regra."

Tempos idos, publicava em espaço pessoal a frase acima, numa altura que dava comigo a ponderar na dimensão, forma e métodos que a blogosfera tinha já atingido, com os seus defeitos inerentes e igualmente, virtudes.
Pessoalmente, encontro mais virtudes que defeitos, na blogosfera mundo virtual , e blogosfera enquanto ferramenta. Mas isso sou eu, que se calhar tenho uma visão mais romântica da coisa. Paradoxalmente, já a nível local, o assunto blogosfera, sempre me pareceu e "cheirou" a assunto Tabú, o que tem as suas explicações.Ponto final, parágrafo.

Fui manifestando estas opiniões pessoais em privado, e apolinário que, vendo como se via a blogosfera portomosense crescer de dia para dia (e somos tantos), parecia-me emergente que Porto de Mós merecia um sentar e debater/reflectir, afinal o que são os blogues, as potencialidades dos blogues, e os problemas dos blogues. Porque, sem querer assumir ares de paternalismo, há muito quem desconheça o que é realmente a blogosfera, e a «globalidade» da blogosfera portomosense.

A semente estava lançada para o debate, começou-se entre pares, a haver interesse em ter-se este debate, lançou-se o desafio a nossa cooperativa de informação e cultura local, a CINCUP, pelo seu orgão ZonaTV, a qual prontamente aceitou em aderir, promover e dinamizar pelos meios que dispõe, pelo que estamos, todos os aficionados da blogosfera portomosense, editores, leitores, visitantes, comentadores - todos - desafiados a ponderar o assunto.

Espero, e estou em crer que o encontro de dia 21 de Fevereiro vai ser bastante frutífero, que por este palco aqui criado se abra um debate que penso ser benéfico e necessário, e quiçá, à posterior, que o que agora por aqui surge possa gerar mais e bons frutos do que de bom se faz, mais ou menos "virtualmente" por cá.

____________
Mais pormenores sobre o encontro irão saindo por aqui entretanto.
Aguarda-mos o aumentar de adesão.

"Saudações bloguianas" .
MrCosmos a 5 de Fevereiro de 2009 às 21:30

É mais um sonho que se concretiza.
A blogosfera veio, em meu entender, demonstrar que há pessoas com contade de intervir,discutir e dar a conhecer as suas ideias e pensamentos nas mais diversas áreas, bem como mostrar o sabe e pode fazer.
Neste modo temos blogues, de intervenção politica e social, desportivos, pessoais, de instituições publicas ou privadas,de ocupação tempos livres, didácticos, etc,etc.
Ou seja, o paradigma da intervenção está a mudar, não se limita a reuniões partidárias, nos grupos desportivos ou qualquer gabinete de uma determinada Associação e isso faz toda a diferença.
Este primeiro encontro de blogues Portomosenses que pode derivar no futuro num Congresso sobre Porto de Mós, por exemplo, é a prova que todos estamos por bem na blogosfera, que o que nos une é muito mais do que nos divide e que acima de tudo gostamos imenso da nossa terra.
Por fim uma palavra de agradecimento, sincero, à CINCUP por se ter disponibilizado desde a primeira hora para organizar este evento.
Vai ser um sucesso, não tenho a menor dúvida.
abraço

Pedro Oliveira a 6 de Fevereiro de 2009 às 08:47

Bom dia a todos

É com enorme satisfação e orgulho em ser Portomosense, que irei estar presente neste esncontro, que terá um cariz muito importante, para que se debatam vários assuntos, de várias áreas de intervenção do nosso Concelho.
Só com debate de ideiais, com o auscultar vivências nas mais diversas áreas do nosso Porto de Mós, sem ódios nem rancores do que quer que seja, se conseguirá erguer esta terra tão importante para nós.
Enquanto Portomosense de gema, e com grande orgulho nisso, me for possivel colaborar para o bem de todos nós, sempre estarei presente.

Um abraço

Luis Costa
Luis Costa a 6 de Fevereiro de 2009 às 10:17

Porto de Mós será assunto de uma noticia positiva.
Para isso é importante que todos façamos um esforço para maximizar a divulgação deste evento.
A transmissão on-line pela net abre a nossa discussão a todo o mundo e estou certo que receberemos feed-back em tempo real de muitos bloguers por essa internet fora.
Vai ser fantástico.
Paulo Sousa a 8 de Fevereiro de 2009 às 01:44

Olá!

Não poderei estar presente no Encontro mas envio desde já os meus votos de sucesso.

Divulguei o evento no Splish, Splash www.splishsplashblog.blogspot.com

Abraços
Armindo Guimarães a 8 de Fevereiro de 2009 às 19:41

Obrigado Armindo.
Agradecemos a todos que possam divulgar
Portomosfera a 8 de Fevereiro de 2009 às 22:36

Uma boa ideia que só pode ter um resultado positivo. De momento registo um número de blogs de assuntos muito variados e (desculpem-me por favor) eu não conhecia, mas através deste encontro fiquei a conhecer.
Como vamos estar on-line a responsabilidade do que dizemos e como fazemos e porque fazemos, vai ser acrescida. Nada que nos intimide. Estamos habituados a enfrentar desafios .
Aqui fica também registado o meu agradecimento público ao Paulo César e ao entusiasmo com que acolheu esta ideia e como nos ajudou a enriquecê-la.
Ana Narciso a 10 de Fevereiro de 2009 às 12:43

arquivos

pesquisar neste blog
 
mais sobre nós