Calendário de debates Frente a frente em directo na Dom Fuas FM e zonaTv, 21:00h

 

PSD - CDU CDS - PS CDU - PS  PSD - CDS  CDS - CDU  PS - PSD Final /  todos
14/9 16/9 18/9  21/9  23/9 25/9  2/10
21
Fev 09

Obrigado a todos pela presença, comentários e participação.

Colocaremos aqui  um rescaldo deste encontro/debate transmitido em directo, logo que nos for possivel. Uma saudação especial aos visitantes que intervieram pela caixa de comentários e que ajudaram a dinamizar esta efeméride.

 _______

Adenda: entretanto avança-mos com alguns dados estatisticos.

A transmissão foi acompanhada por 85 utilizadores distintos, dos quais dois nos viram e participaram activamente com comentários desde França, das cidades de Paris e Lyon, mais um de Madrid, outro de Island of Man - Reino Unido, de Boston - EUA mais um, e o gestor de estatisticas ainda contou com um último a partir de Toronto - Canada, mas já a transmissão havia acabado quando este se ligou. As nossas saudações lusitanas a quem nos acompanhou além fronteiras!

 

apoios:

publicado por Portomosfera às 00:01

54 comentários:
Não sei se é o meu computador ou vocês mas não consigo assistir ao debate
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:11

Ainda não começou. Recomendo o uso do internet explorer
Portomosfera a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:15

Quando é isso começa?
Alguém vai para pedalar para o dinamo para haver energia?...
Paulo Sousa a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:12

Boa noite.
Antes de mais quero felicitar-vos pela iniciativa.
Estava aqui à espera do encontro, mas passam neste momento 10 minutos das 22h e não consigo ver a emissão em directo, como anunciado. Haverá algum problema?
lilipat a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:13

Muitos Parabéns pela iniciativa.

Eis algumas perguntas se permitem :

Antes de mais , apresente-mo : Sou Professor e faço parte do corpo docente do Ministério de Educação Francês :

1) Porque é que os jovens ( estudantes quanto aos que conheço ) têm mais facilidades em se exprimirem no seu blog ou nos blogs que numa Assembleia Geral ?

2 ) A maioria dos jovens estudantes, em França, têm um blog. Em geral escolhem o ... ( não quero fazer publicidade ). Para eles o blog é como um diário intimo. E quando dizem que o consultamos ficam questionados dizendo que não temos direito de o consultar. E quando lhes afirmamos que a net é publica parecem aterrar sobre Terra

3) Até que ponto os blogs dos jovens não são narcissismo ? Uma espécie de terapia. Eu dou a ver mas tu não podes consultar.Uma espécie de jogo.

4 ) O movimento do não Francês à Constituição Europeia (referendo) nasceu dum blog. Hoje em dia todos os diários Franceses têm blogs. Estes são acréscimo dum editorial, por exemplo, e permitem, graças aos comentários, um levantar de ideias.

5) Contribuem os blogs para o desaparecimento da escrita ? A informação , o diálogo será só vídeos e ou fotos. Quem lê blogs de texto e quem lê blogs de imagens ?


Portomaravilha a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:17

Caro PortoMaravilha,
Agora com mais calma, estou aqui a olhar para estes pontos que colocas-te à mesa do debate. Eís o que me apraz opinar:

1) Não me admira que os juventude que mencionas tenha mais facilidade num blogue, pelo aspecto, um pouco relacionado com o que o João Gabriel mencionava no debate, embora noutra vertente, da questão que complementa o transmitir da mensagem através da "expressão corporal", o factor olhos nos olhos, os gestos, a entoação e empatia (ou falta dela) com que nos expressamos presencialmente, pode ser um forte factor inibidor, que não existe entre uma "cadeira e um monitor" , num blogue - e se calhar, assim postas as coisas - estas ferramentas blogues, podem ser uma boa iniciação para o quebrar barreiras deste género, uma maneira mais "facil" de expor as ideias e discuti-las.

2) olha, por cá em Portugal há um chavão, que já esteve mais em moda, mas que continua e será sempre actual: "São novos, não pensam..." :-)

3) Sinceramente, desconheço a parte "juvenil" da blogosfera portuguesa, também não sei a que faixas etárias te estás a referir, mas esses jogos e narcisismos associo-os mais aos hi5´s e afins. Até porque uma das ideias que não raramente tenho ficado dos blogues, é que são , em vários casos, um pouco (ou muito) de hi5´s para adultos. Um "brinquedo novo" que muitos adultos vêem a descobrir.

4) Como dizia a Ana Narciso ontem no debate, antigamente à noticia morria depois de impressa, agora nasce ou reproduz-se. É uma mais valia poder-se comentar uma notícia de um orgão de com. social online, no entanto, e o paradigma, passa pelo "avacalhar" (para usar um dos termos mais "simpáticos" do João Neto naquela entrada à matar... :-))) das caixa de comentários dessas mesmas noticias.
Essa forma de comentar a noticia, defendo que deveria ser repensada ou reformulada, tem de evoluir. Parece que o Portal sapo está a trabalhar nisso, estou curioso de ver...

5) Não, pelo contrario.
A escrita e demais formas de expressão continuarão a co-existir e a convergir perfeitamente.
Paulo Jerónimo a 22 de Fevereiro de 2009 às 19:18

ok, obrigado
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:17

Aderi à blogosfera há cerca de um ano. Começou por uma brincadeira e hoje em dia é um vício...um bom vício, acho. Para mim é uma forma de exteriorizar tudo o que tenho cá dentro, é o escape aos problemas do dia-a-dia. Durante aquele pedaço de tempo consigo abstrair-me da rotina do dia-a-dia. Em certos dias, é quase um anti-depressivo, com a vantagem que não tem os efeitos secundários que têm as drogas. :D
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa.
lilipat a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:27

Boa noite,

para responder a Portomaravilha ", sou estudante em Paris, tenho 17 anos, e tenho vários blogs por minha conta, mas tenho muito brilho no que fiz por a Barrenta. E sim acho que é muito mais fácil exprimir-se num blog que face a uma assembleia. Mas os blogs já comecem a ser desactualizados (em França ), sendo substituídos por Facebook .
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:28

Muitos Parabéns !

Estou a ver e a ouvir muito.

Alogo que me questiona : Até que ponto se pode considerar um blog como uma ferremanta ? Acho que é muito mais. Um martelo é uma ferramenta que não escapa a quem o manipula. Já não o blog .

Eu estou certo que a pessoa que com o pequeno texto sobre a Europa ( o não Francês ao referendo ) nunca pensou que o seu texto o iria ultrapassar ?

Talvez seja isto um blog . Não sei .

Portomaravilha a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:34

conheço muitas pessoas que tiveram problemas com os blogs, foram expulsos por ter falado de proffesores, administração, ... e houve tambem quem teve problemas com a policia publicando videos dele a andar a mais de 200 km/h na estrada. Temos de ter cuidado com o que publicamos.

Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:47

E estou a vir atraz : "5) Contribuem os blogs para o desaparecimento da escrita ? A informação , o diálogo será só vídeos e ou fotos. Quem lê blogs de texto e quem lê blogs de imagens ?" Estou de acordo com voce, a juventude hoje faz muitos erros,( e poderao ver que eu tambem) usamos muitos abreviasões, termos, "smileys" e falamos o minimo.
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:48

Ainda não começou?
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:50

Já começou a algum tempo. Ainda não consegue ver?
tente www.zonatv.org
Portomosfera a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:53

ja estou a ver, era porque estava na firefox, mas agora ja tou a ver
Barrenta a 21 de Fevereiro de 2009 às 22:54

arquivos
pesquisar neste blog
 
mais sobre nós

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores