Calendário de debates Frente a frente em directo na Dom Fuas FM e zonaTv, 21:00h

 

PSD - CDU CDS - PS CDU - PS  PSD - CDS  CDS - CDU  PS - PSD Final /  todos
14/9 16/9 18/9  21/9  23/9 25/9  2/10
07
Mar 09

in jornal O Portomosense

França, Espanha, Inglaterra ou Estados Unidos da América foram alguns dos locais de origem dos 85 utilizadores que acompanharam, em directo, a transmissão pela Zonatv do 1.º Encontro da Blogosfera Portomosenses.
O restaurante Canto da Saudade, em Porto de Mós, foi o ponto de partida de um encontro que juntou 11 portomosenses autores blogues. À discussão da mesa juntaram-se os comentários de além-fronteiras. Foram mais de duas horas de emissão em directo, que mereceu mais de 50 comentários.

 

Virtudes vs defeitos
Em cima da mesa estiveram as virtudes e os confrangimentos da blogosfera. As opiniões dividiram-se, no entanto, houve consenso que o saldo final desta forma de comunicação é positivo.
A facilidade de criar e manusear um blogue, a partilha de informação, a uma escala global, a criação de novos relacionamentos e a democratização do direito à partilha de ideias foram alguns dos vários benefícios apontados à blogosfera durante a iniciativa.
Por outro lado, apontaram-se também aspectos negativos. Uma comunicação "sem rosto", mais impessoal e com maior probabilidade de equívocos e um acesso condicionado pelo acesso à Internet.
Um dos temas fortes da noite acabou por estar relacionado com a moderação de comentários. Se por um lado se defendeu que só com acesso livre se consegue liberdade de expressão e mais dinamismo nos comentários, por outro lado, alertou-se para o perigo do uso dos blogues como um meio de ofensas à integridade e propagação de boatos, sem possibilidade de responsabilização do autor.
A crescente ligação entre a blogosfera e os meios de comunicação social tradicionais e o crescente papel do mundo digital na informação, que ocupa já a preferência de muitos jovens, foram outros temas que fizeram parte da ementa do 1.ª Encontro da Blogosfera Portomosense.

publicado por Portomosfera às 00:01

arquivos
pesquisar neste blog
 
mais sobre nós

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores