Calendário de debates Frente a frente em directo na Dom Fuas FM e zonaTv, 21:00h

 

PSD - CDU CDS - PS CDU - PS  PSD - CDS  CDS - CDU  PS - PSD Final /  todos
14/9 16/9 18/9  21/9  23/9 25/9  2/10
25
Jun 09

in jornal O Portomosense

Pelo PSD

ImageJúlio Vieira vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal, nas próximas eleições autárquicas, apurou O Portomosense junto de fontes fidedignas.
O nome do futuro candidato será revelado aos militantes, no plenário da secção local, marcado para hoje à noite, quinta-feira, 25, e a apresentação pública deverá acontecer poucos dias depois, talvez durante o fim-de-semana que marca o arranque das Festas de S. Pedro.
Olga Silvestre, a presidente da concelhia local, e o próprio Júlio Vieira, contactados pelo nosso jornal recusam-se a confirmar a informação, reconhecendo, apenas, que já há uma decisão tomada e que o anúncio deverá acontecer nessa reunião. “Percebemos o vosso interesse mas não seria correcto nem elegante da nossa parte, revelar o nome antes de o dar a conhecer aos militantes e de se cumprirem um série de formalismos”, justifica Olga Silvestre.
Apesar desta postura dos dois responsáveis, as nossas fontes garantem que não há margem para dúvidas: “Júlio Vieira só não será candidato se o seu nome for chumbado nos órgãos nacionais do partido, ou os militantes mostrarem grande animosidade contra a sua candidatura”
A Comissão Política Concelhia do PSD opta, assim, por uma solução interna, desafiando um dos seus dois vice-presidentes a assumir a liderança da equipa que irá concorrer à câmara.
A escolha do actual presidente da Associação de Futebol de Leiria é o culminar de um longo processo de reflexão interno. Durante vários meses, o nome de Clarisse Louro foi o mais insistentemente falado como provável candidato à Câmara, logo seguido dos de Júlio Vieira e Gomes Afonso, no entanto, a professora universitária natural da freguesia de Serro Ventoso já veio a público dizer que não é candidata e é isso mesmo que explica numa carta que hoje publicamos (ver página 5), onde também não poupa críticas ao candidato já anunciado do PS, João Salgueiro.
Júlio Vieira, profissional de seguros, é sub-gerente da delegação de Leiria, de uma seguradora. A par da sua vida profissional, ocupa, há vários anos, o lugar de presidente da Associação de Futebol de Leiria. O desporto, tem, aliás, um lugar de destaque na sua vida, tendo sido jogador da Associação Desportiva Portomosense, clube que, anos mais tarde, viria a presidir.
Há muitos tempo ligado ao associativismo, foi também presidente da direcção da CINCUP.
A nível político pertenceu à JSD e há poucos anos voltou à política activa integrando a Comissão Política Concelhia do PSD, onde ocupa uma das vice-presidências.

PS procura mulher
Ao nível dos restantes partidos continua a imperar a política do silêncio.
Rui Neves, presidente da Comissão Política Concelhia do PS, escusa-se a revelar quaisquer nomes de pessoas que irão integrar as listas do partido às próximas autárquicas, garantido que isso só irá acontecer na cerimónia oficial de apresentação de candidatos, no entanto, O Portomosense sabe que o presidente da concelhia deverá surgir em quarto lugar na lista liderada pelo actual presidente da Câmara Municipal, João Salgueiro.
A grande dúvida, neste momento, é quem será a senhora que irá ocupar o terceiro lugar da lista, cumprindo-se, assim, a lei que estabelece quotas para a participação das mulheres. Ao que apurámos, não há, ainda, qualquer decisão nesse sentido. O nome mais vezes referido é o de Ana Paula Noivo, a presidente da Junta de Freguesia de Mira de Aire e membro da direcção da Entidade Regional do Turismo de Leiria-Fátima.
A autarca não deverá candidatar-se a novo mandato à frente da Junta de Freguesia.
Quanto ao CDS-PP e à CDU mantém-se o cenário de há 15 dias.
O CDS-PP local conta ter na apresentação dos candidatos, o presidente do partido, Paulo Portas, e aguarda, então, a definição de uma data compatível com a agenda sempre bem preenchida do responsável centrista. A apresentação não deverá ocorrer durante o período das festas concelhias.
Já a CDU conta ter, em breve, uma decisão tomada sobre os seus candidatos às autárquicas mas os responsáveis locais não avançam com datas prováveis.
publicado por Portomosfera às 21:33

arquivos
pesquisar neste blog
 
mais sobre nós

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores